.comment-link {margin-left:.6em;}

Wednesday, January 03, 2007

 

Agora Zapatero ja sabe...

Não vale a pena negociar com terroristas. Não é isso que os terroristas querem. Quem já se decidiu pela violência não pretende negociação. Quem se decide pela violência pretende resolver o assunto demonstrando quem é mais forte.

Comments:
Viva,

Não concordo! Todos negoceiam com quem usa a táctica do terrorismo, mesmo os que não o admitem publicamente. Mesmo na guerra cruel com a Al Qaeda os EUA negoceiam das questões acessórias às principais (não atacas aqui e nós deixamos aqueles fugirem e por aí fora, e podes ter a certeza que isso vai ser confirmado daqui a umas décadas como já foi sugerido por famílias importantes da Arábia Saudita). Feliz ou infelizmente tudo é negociável, apenas tem momentos certos e errados para o fazer. Pensar que podemos erradicar todos os que defendem seja o que for é utópico porque, a certa altura, temos que negociar.

E como bem sabes e a história o prova que muitos dos terroristas de hoje passam a guerrilheiros no futuro e outros até a libertadores. Depende sempre de quem são os "vencedores".

Também defendo que, neste momento, não deve haver negociações com a ETA mas não vou criticar as negociações do passado e muito menos criticar as do futuro porque acredito que só através da negociação é possível suprimir certos movimentos. A opressão violenta de movimentos também tem utilidade em determinados momentos - não sou contra - mas só com a negociação é que é possível, no longo prazo, suprimir completamente os movimentos.

Abraço,
 
Que para os pretéritos terroristas foi 'bom' que negociassem com eles não existem dúvidas. Que os terroristas vencedores sejam por vezes considerados libertadores, menos dúvidas existem: a história é escrita pelos vencedores, e por isso, não prova nada. Mas que seja 'bom' para quem é atacado negociar com terroristas, não posso estar de acordo. A menos que esses terroristas sejam mais que um mero incómodo.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?