.comment-link {margin-left:.6em;}

Friday, August 05, 2005

 

As ameaças de al-Zawahri

Al-Zawahri, num video ontem difundido, primeiro pela Al-Jazira, depois pela generalidade dos media ocidentais, debita gravemente ameaças arrepiantes aos Estados Unidos e aos seus aliados ocidentais, caso estes não retirem as suas tropas do Iraque e Afganistão. E já que está a falar para os media, aproveita para responsabilizar Tony Blair pelos atentados em Londres.

Confesso que tenho sentimentos contraditórios relativamente à utilização pela parte de terroristas resistentes insurgentes - que se lixe, não sou jornalista da Reuters - terroristas dos media ocidentais para propagandear o seu ódio pelo ocidente e por tudo o que representa. Por um lado, o acesso à informação é importante numa sociedade democrática e aberta. Por outro lado, a forma como esta propaganda é apresentada, como por exemplo neste artigo na TSF.pt, faz-me pensar se não estaremos a jogar o jogo dos terroristas. Note-se por exemplo a utilização do adjectivo 'demolidoras' no sub-título:
A al-Qaeda atacou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha com palavras demolidoras. Num vídeo divulgado pela televisão Al-Jazira, a rede terrorista de bin Laden diz que os norte-americanos vão sofrer «catástrofes piores do que as do Vietname». No Reino Unido vai haver «mais destruições».

Bem, pelo menos, utilizaram 'terrorista'. Não devem ter copiado de um despacho da Reuters.
Em Londres, pelo menos, faz-se um esforço para combater a verborreia anti-ocidental. A CNN anuncia que Blair anunciou medidas permitindo a deportação dos que 'advogam ódio e violência'. Os que advogam ódio e violência, protestaram, como seria de esperar:
Blair named two radical Islamic groups that would be banned from operating in Britain -- Hizb ut-Tahrir and the successor organization to al Muhajiroun.
Later, a spokesman for Hizb ut-Tahrir said the ban would stifle "legitimate political dissent."
"There will be serious repercussions in terms of community relations if this ban goes ahead," Imran Waheed told the UK's Press Association.
"We have a lot of support among the Muslim community in Britain and it will be seen by the Muslim community as stifling legitimate political dissent."
Espero que contrariamente a Zapateros e outros, Blair não ceda. Até porque ceder não serve de nada.

Comments:
Enjoyed a lot! film editing schools
 
Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?