.comment-link {margin-left:.6em;}

Monday, October 24, 2005

 

Pensar o impensável

Numa digressão pela Internet, cruzou-se no meu caminho esta curta nota, publicada online na NY1. Sem conceder credibilidade completa à mesma, pois para isso necessitaria ser publicada em mais fontes, o seu conteúdo não deixa de ser preocupante: refere-se a rumores de que o Departamento de Bombeiros de New York se prepara para um ataque (terrorista) nuclear:

It's no secret the city's Police and Fire Departments are preparing for possible terrorist attacks, but now there's word that one of the main threats the FDNY is planning for is a nuclear attack.


Para ser honesto, não me preocupam por aí além as armas nucleares nas mãos de estados. Qualquer estado (com as possíveis excepções dos Estados Unidos ou China) teria sérias dificuldades de sobrevivência à resposta a uma primeira utilização de armamento nuclear. E nenhum regime (incluindo Estados Unidos e China) resistiria na mesma ocurrência.

O poder com responsabilidade não é a primeira das minhas preocupações. Mas o poder sem responsabilidade de terroristas é preocupante. E é preocupante porque mesmo dirigentes políticos supostamente responsáveis se podem sentir tentados na utilização desse poder. Basta atentar a outro exemplo de um poder sem responsabilidade, este abundantemente manipulado: o dos media.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?