.comment-link {margin-left:.6em;}

Monday, December 12, 2005

 

Anonimatos

Este blogue é, por decisão pessoal, não anónimo. Qualquer leitor que se dê ao trabalho de consultar o meu profile - ou perfil, para os puristas da língua portuguesa e para Edite Estrela - poderá verificar, que salvo qualquer erro ou omissão, me chamo mesmo Pedro Oliveira, sou consultor em tecnologias de informação, que sou a pessoa mais desinteressante que se pode imaginar, que nasci em 30 de Junho de 1961, o que me dá uns provectos 44 anos de idade e me classifica irremediavelmente na categoria de «cota», para além dos meus signos astrológicos, que são Caranguejo e Bufalo, um cálculo ao alcance de qualquer software, dada a data de nascimento, por rasca que este seja.

Mas vem esta questão do anonimato a propósito da respectiva definição. Este blogue não é anónimo, mas ao mesmo tempo não deixa de o ser. Quem, para além da minha família e restrito círculo de amigos, me conhece? Na realidade, mais ninguém. Isto porque, para qualquer efeito prático, não sou ninguém. Posso de facto ser o Pedro Oliveira, consultor, desinteressante, etc, etc, como posso ser outro qualquer.

Por outro lado, a questão do anonimato pode prender-se com a responsabilidade. Mas neste blogue, não publico factos. Apenas opiniões. E não me parece que, em democracia, a penalização de opiniões deva ir para além da simples crítica. Se escrever, por exemplo, que «Sócrates é um mentiroso compulsivo» estou a expressar uma opinião. Do mesmo modo, quando um qualquer politicamente correcto de esquerda escreve que «Bush é um criminoso de guerra», ou que «os Estados Unidos são uma ditadura fascista» se limita a expressar a sua opinião. E, se as pessoas forem responsabilizadas por opiniões - para além da legítima critíca, que ninguém deve poupar - aí sim, estamos certamente a cair na ditadura. Mesmo que esta seja uma uma agradável ditadura da maioria.

Comments:
olá,
achei seu blog por acaso...
e m deparei logo com esse debate sobre anonimidade..
coincidência?
hein
eu q não t conheço m senti tentada a escrever pra vc...
como a internet dimunui os espaços
,,nossa!!!
como ela é um ótimo meio de intercãmbio...
enfim, voltarei mais vezes aqui...
por enquanto não tenho blog.
ah! faço jornalismo em
sao luis do maranhão,
no nordeste brsileiro;;;
passsei para deixar um abraço:*
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?