.comment-link {margin-left:.6em;}

Friday, July 08, 2005

 

Não morras pela tua causa...

... faz com que o teu inimigo morra pela sua!

Não foi necessário compreender os nazis para os derrotar - ainda hoje não se consegue compreender bem esse regime. Apenas foi preciso ser mais determinado que eles. Do mesmo modo, não é necessário compreender os extremistas religiosos para os derrotar. Apenas é preciso, como Blair e Bush sublinharam, ser mais determinado do que eles.

O tempo para perceber e corrigir as raizes dos problemas que levam a uma guerra, é depois de a vencer. Durante as guerras, o que é necessário é uma estratégia para vencer. E vence-se não morrendo pela nossa causa, mas sim fazendo com que o inimigo morra pela sua, parafraseando as palavras imortais de Patton.

Comments:
Viva,

Não me lembro dos aliados optaram, na segunda guerra, por combater a África do Sul para derrotar o regime nazi alemão. Ser determinado sim. Falhar o alvo é que não!

Até porque a guerra não é contra um regime identificado mas sim contra um grupo disperso de elites que conseguiu convencer a população que o Ocidente representa o mal. Enquanto não conseguirmos inverter essa linha de pensamento nas populações nunca vamos acabar com o recrutamento mais que proporcional ao número de terroristas que prendemos ou matamos.

Abraço,
 
adoro Patton. E agora virá aí uma bela discussão sobre o que fazer ou não. Felizmente que Tony Blair não é zapateiro.
 
Meu caro, não confunda "extremistas religiosos" com terroristas. Sei de umas quantas senhoras bem portuguesas, extremistas religiosas católicas (não imagina quanto), e nem por isso me parece que elas, mais dia, menos dia, resolvam dar cabo disto.
Agora mais seriamente, não concordo com o seu ponto de vista. Isto porque considero a guerra como o último dos recursos. E, se realmente queremos utilizar os outros, parece-me fundamental que conheçamos e percebamos o que pensam, como pensam e quais os valores do tal "inimigo”, se é que ele realmente existe.
Cumprimentos
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?