.comment-link {margin-left:.6em;}

Monday, February 28, 2005

 

E desde quando é que são necessárias desculpas???

No Barnabé:

Tendo o PS, indiscutívelmente ganho o centro, mais do que nunca o centro, e obtido a primeira maioria absoluta da sua história, José Socrates não tem qualquer desculpa para governal mal.

 

Democracia

Guterres vai ao Iraque dar aulas de democracia. Um leitor do Abrupto comenta:

«A noticia de que António Guterres vai a Bagdad dar uma aula de democracia trás à memória a sua frase vácua de que "é preciso dar uma oportunidade à paz".»

'Conseguimos! Conseguimos!' Realmente era melhor terem vergonha...

Friday, February 25, 2005

 

Tolerância (de esquerda)

Os nossos amigos da esquerda divertem-se. Pessoalmente não tenho nada contra homossexuais, mas também não tenho nada a favor. No entanto parece-me um pouco forte pedir, ainda por cima de uma forma encapotada, a supressão da liberdade de expressão de quem é contra.

Se calhar, Rui Tavares acha que existe algo como crimes de pensamento. É melhor calar - ou enquanto não tiver poder para isso, pelo menos ridicularizar - quem não é politicamente correcto. Ou pelo menos quem não é correctamente politicamente correcto, porque a correcção politica vem em muitas cores e feitios... No entanto têm sempre em comum a falta de tolerância.

 

Heil Howard denunciado!

A propósito da decisão da Austrália de reforçar o seu contingente no Iraque, Tim Blair denuncia o monstro sanguinário:

Sabem que o plano de Howard fornecerá ajuda e suporte aos que restauram o fornecimento de água no sul do Iraque? É com este tipo de odioso monstro bastardo que estamos a lidar. Está a enviar o nosso exercito para brutalmente proteger pessoas que estão a fornecer água aos Iraquianos! É como se estivessemos a viver na Alemanha de 1938.

Leiam tudo.

 

Oscares

Previsões por Roger L. Simon:
Actor principal: Jamie Foxx (RAY)
Actor secundário: Thomas Haden Church (SIDEWAYS)
Actriz principal: Hilary Swank (MILLION DOLLAR BABY)
Actriz secundária: Kate Blanchett (THE AVIATOR)
Melhor desenho animado: THE INCREDIBLES
E muito mais... Leiam o resto.

Thursday, February 24, 2005

 

Bin Laden lança novo vídeo

«A América está cheia de medo» afirma o terrorista resistente activista islâmico. (Obrigado, Allah Is In The Poor House)

 

Mas será que o PSD também encaixa?

O DN titula: Cavaco Silva encaixa no perfil de candidato a Belém de Mendes. Resta saber se Cavaco quer servir de muleta ao PSD.

Mendes também conta espingardas...

Na sala do hotel onde Marques Mendes apresentou a candidatura, teve a seu lado alguns apoiantes de sempre e líderes de distritais, como Ana Manso (Guarda) e Luís Rodrigues (Setúbal). De ex-ministros estiveram presentes Azevedo Soares, Ferreira do Amaral, Falcão e Cunha, os secretários de Estado Miguel Macedo, Paes Antunes e Hermínio Loureiro, a antiga vereadora de Lisboa Paula Teixeira da Cruz, Miguel Frasquilho e Pedro Passos Coelho.

Podia ser pior... Mas isto não é renovação.

 

Ai que medo!

Síria avisa que "provocações" terão consequências negativas ... para a Síria. É curioso como os media da esquerda bem-pensante engolem acriticamente toda a propaganda, desde que venha de uma ditadura...

 

Fascistas!

Vão proibir o Bloco de Esquerda!

 

A isenção dos media

Ao dar uma vista de olhos pelo site do jornal Público, encontrei, no destaque que é natural, a seguinte notícia: José Sócrates indigitado primeiro-ministro.

No entanto, descendo um pouco mais na página, qual não é a minha surpresa ao encontrar este link: José Sócrates indigitado primeiro-ministro. Imediatamente abaixo, novamente José Sócrates é hoje indigitado como primeiro-ministro.

OK, pessoal, já percebi. Não estou surpreendido com a vossa alegria, sendo o corpo editorial do Público tão isento e independente. No entanto acho que poderiam variar um pouco mais as notícias, não? Ou será que amanhã o Público vai noticiar: José Socrates indigitado ontem como primeiro-ministro, seguido de Jorge Sampaio indigitou José Socrates como primeiro-ministro e ainda José Socrates indigitado por Jorge Sampaio como primeiro-ministro...

 

A (falta de) isenção dos media

Vê-se (Abrupto) à transparência na subtis distorções que publicam. Com toda a dissimulação e cobardia.

O PS está à altura deste resultado?
Eu acho que o resultado é em si mesmo gerador de responsabilidade. Que absurdo seria face a tão grande capital de esperança falhar...o golo. O inimigo era a abstenção e foi vencido. A campanha suja veio a seguir e podia ter liquidado humana e politicamente Sócrates.Foi derrotada. A responsabilidade é acrescida, mas foi forjada neste quadro difícil. Por isso confio e acredito.

José Magalhães no Abrupto

Também foi publicado numa folha de couve tripeira, sem identificação do autor.

 

Grande post no Belmont Club

Aqui vai o link. Em português vernáculo a posição europeia em relação ao Iraque traduz-se por 'sol na eira e chuva no nabal'.

Para surpresa dos nossos amigos além Atlântico, esta é uma posição que tem muita saida na Europa, e Portugal, claro, não é excepção. Basta ver os resultados e propostas destas últimas eleições.

Claro que esses estúpidos rednecks que votam em Bush têm a percepção que esta posição tresanda a demagogia, mas isso apenas revela a sua falta de sofisticação cultural.

 

Aprendam Arabe com a Faiza...

... se já souberem inglês, claro. O que se encontra na Internet...

Claro que ou a Faiza se tornou muito preguiçosa, ou então teve um azar qualquer.

 

Um novo governo...

Uma volta pelos blogues cá da aldeia dá uma ideia do que nos espera... (Obrigado, desBlogueador de Conversa)

É só caras novas. E tão larocas que eles são...

Wednesday, February 23, 2005

 

Morte cerebral?

O Blogue de Esquerda pergunta a si próprio o que se terá passado entre domingo e ontem e que tenha levado Pedro Santana Lopes a apresentar a sua demissão da presidência do PSD...

Estará a esquerda verdadeiramente em estado de morte cerebral, ou apenas a deitar mais sal nas feridas?

Santana Lopes, no seu discurso de derrota fez um apelo às armas. Ninguém - excepto o irrealista Alberto João - respondeu. O que é que queriam as esquerdas dele? Luta, claro, para arrastar a direita para o abismo. Bem, rapazes, azar... Fica para a próxima, está bem?

Tuesday, February 22, 2005

 

Ainda as eleições

Contrariando o sentimento geral de esperança que os media procuram transmitir, após terem levado ao colo a esquerda em geral e o Partido Socialista em particular, permito-me discordar do tipo de discurso que encontro ao passar os olhos pelo vosso blogue. Ao ser levado aescolher entre dois fatos vazios - Pedro Santana Lopes e José Socrates- os portugueses escolheram o que ainda não tinham experimentado. E é só.

José Socrates vai descobrir que a esperança, muito simplesmente, não se decreta no Diário da República, principalmente quando os cofres doEstado já estão vazios. Com dinheiro, a esperança pode sempre ser comprada - e esta era uma especialidade do Engenheiro Guterres - mas não agora. Este é um caminho vedado a Sócrates. Escusado será repetir o mesmo para o optimismo.

Torna-se assim patético ler e ouvir os discursos triunfalistas que os media nos tentam injectar. Os votos de domingo não eliminaram o deficit. Os problemas são os mesmos que na semana passada. E a tão propalada onda de entusiasmo popular aconteceu apenas na cabeça dos habituais comentadores comprometidos.

Os portugueses quiseram livrar-se de Pedro Santana Lopes, e de uma situação de incómodo geral, muito bem alimentada pelos media e com a cumplicidade de alguns orgãos de soberania, diga-se de passagem. Percebe-se. Até se pode louvar.

O que se percebe menos é como é possível que uma amável nulidade como José Socrates obtém assim uma maioria absoluta. A única explicação que encontro é falta de alternativa. A classe politica portuguesa chegou ao grau zero, realmente.

Numa escolha entre a fome e a vontade de comer, os portugueses escolheram a segunda. Bom apetite, Portugal.

 

Outra versão da história da Maria

Está na Quadratura do Circulo. O original era melhor. Infelizmente apaguei o mail.

 

Liberdade para os bloggers no Irão

Contactos aqui.

... E um obrigado a Michelle Malkin!

 

Alguém explica a Louçã...

... que não foi o Bloco que ganhou as eleições? Nem tudo o que Ana Drago diz é verdade...

À saída da audiencia com o PR, Louçã indica quais as prioridades do Bloco de Esquerda:

«Francisco Louçã defendeu, entre outras prioridades, um referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez e também à Constituição Europeia. »

Mas há mais!!!

« combate ao desemprego, a alteração das políticas económicas, o combate à corrupção, a reforma fiscal e a legalização dos imigrantes»

Quem diria? Mas o dirigente e grande educador do proletariado acrescentou ainda:

«Estas questões serão as que cumpriremos nos primeiros cem dias»

Com que deputados, brilhante lider?

 

«Maioria absoluta não garante estabilidade»

Dizem as melancias à saida da reunião com o PR. Pois não. Por enquanto os comunistas ainda dominam os sindicatos, e tendo falhado o seu objectivo de impedir a maioria absoluta dos socialistas, vão dar o seu melhor para que não haja paz social.

De quanquer modo, a menos que Guterres arrebate a presidência - o que não é impossível, dada a memória curtissima do povo português - no futuro nenhum governo poderá assumir estabilidade só porque dispõe de uma maioria absoluta nesse orgão de soberania de segunda categoria chamado Assembleia da República. Para orgãos de soberania de segunda como esse, basta uma boa campanha dos media e um presidente predisposto à intervenção.

Por falar em media, quando é que estes vão testar o seu poder, e derrubar um PR eleito?

 

Mais vale tarde que nunca

Parece que Pedro Santana Lopes acumulou vergonha suficiente para conseguir tomar a decisão que se impunha, dado o desastre eleitoral... Ou terá antes sido a contagem de espingardas que falhou?

 

E estes não desistem

O Bloco de Esquerda não se cala com a sua bandeira favorita, o referendo ao aborto. Se Sócrates estiver no estado de morte cerebral que aparenta, pode ser que aceite. A direita agradecerá o primeiro tiro no pé dos socialistas.

Louçã deveria insistir numa mera aprovação da lei na AR. Um referendo é garantia quase certa de derrota: este não é um assunto importante para a maioria dos portugueses. E para a minoria que dá importância suficiente a este tema para votar, a maior parte é contra. Finalmente e sinceramente, referendos em Julho... No Verão as pessoas querem é praia.

 

O governo não será formado na comunicação social

Disse Vitorino na noite eleitoral. No entanto, ei-lo ministro. Mais pormenores aqui e aqui. Se eu fosse da JS e jovem licenciado, começava a ficar preocupado com o meu estágio remunerado.

 

Não me despeçam...

Mesmo que eu mereça. Uma coluna de Koffi Annan nas páginas do Wall Street Journal.

Existem sempre boas desculpas. Por exemplo:

«Both Iraqis and Americans also turned to the U.N. for help in organizing last month's elections. The U.N. helped to draft the electoral law and the law on political parties, to choose and train the members of the independent electoral commission and hundreds of election organizers (who in turn trained thousands of others), and to draw up the voters' lists. It was also there to give advice on the actual conduct of the election, the vote count, and the announcement of the results. Again, we had the necessary expertise--we have organized or helped organize elections in 92 countries, including most recently Afghanistan and Palestine.»

Lindos meninos, a ajudar os iraquianos a partir da Jordânia... Mas não é só, as Nações Unidas são especialistas a fornecer conselhos:

«Here too, the U.N. can help--and it will. We can give expert advice, if asked, on the drafting of the constitution.»

Mas a pérola suprema é esta:

«Precisely because the United Nations did not agree on some earlier actions in Iraq, today it has much needed credibility with, and access to, Iraqi groups who must agree to join in the new political process if peace is to prevail.»

Até vale a pena uma tradução livre: 'Precisamente porque as Nações Unidas não concordaram com algumas das anteriores acções no Iraque, hoje têm a credibilidade e acesso necessários a grupos iraquianos que têm que concordar em juntar-se ao novo processo politico com fim à pacificação'. Fastástico. Por outras palavras, 'fizemos tudo para complicar o processo de pacificação do Iraque, por isso deixem-nos agora ajudar'. Ajudar a quê, Sr. Annan?

 

Apesar da hipocrisia de Freitas

Freitas pode multiplicar-se em parabéns, mas Roma não paga aos assassinos dos seus generais. O PS também não.

 

Governo quanto antes...

... O presidente da junta quer formar governo quanto antes. Mas que governo?

A julgar pela primeira fila de apoiantes no Hotel Altis, vamos assistir à ressurreição dos cadáveres politicos do cemitério de Guterres. Não faltava nem um...

 

Muda o governo, os cães cheiram dinheiro fresco

Hoje foi a APAV. Amanhã os clubes de futebol. E nã nos esqueçamos da prometida primeira medida no novo presidente da junta, 1,000 tachos - ops, estágios pagos - para jovens licenciados. É o pagamento do apoio da JS na campanha?

 

Alguns têm coragem, outros vão com a corrente

A Australia envia um contingente adicional de 450 homens para o Iraque. Não que seja uma surpresa, tendo em conta o modo como o populismo conquistou Portugal.

Monday, February 21, 2005

 

Algo podre...

... no reino da China...

 

Entretanto, fora da aldeia...

Uma excelente análise (obrigado, Belmont Club - link em inglês) sobre os rumores de negociações entre os restos do bahatistas no Iraque e as forças americanas...

Noutros locais, felizmente, o mundo continua a avançar!

 

Entretanto, 82 anos atrás...

Um leitor do Abrupto rebusca uma qualquer arca poeirenta (é o ultimo post, do leitorLuís Bonifácio), vintage de 1923, e sem sombra de vergonha envereda pelo discurso 'a pátria está doente'. Para os mais esquecidos - aparentemente entre os quais está Pacheco Pereira - este tipo de discurso foi retomado dois anos mais tarde pelo então general Gomes da Costa.

Alfredo de Magalhães (Numa carta ao general Simas Machado sobre a morte de Basilio Teles em 1923.

"Esta gente portuguesa, toda ela, de alto a baixo, vai descendo vertiginosamente os últimos degraus da abjecção. Nada me surpreende. É a miséria integral. Algumas das individualidades que ainda ofuscam os olhos da nossa parvolândia com o esplendor da sua celebridade, tenho-as na conta de malandros da pior estôpa. Com suas falas e maneiras graves, e o competente pigarro da respeitabilidade convencional, elas são o modelo vivo da hipocrisia e da velhacaria triunfante, já se vê - bem comidos e bem bebidos - Modelos que este bom povo, corrompido até ao tutano da alma, vai seguindo e imitando fielmente, com tal ou qual nota de escândalo.[...] Tudo lama!Esperança? Só a tenho no Dilúvio Universal.[...] Em Política só triunfam os homens de acção, Não basta ter caco. Em Portugal é mesmo preferivel ter cascos ...."

Este tipo de conversa desembocou no Estado Novo. De tempos a tempos parece-me ouvir uma vaga nota nolstágica pedindo por um novo salvador da nação, seja ele um qualquer Sebastião envolto em nevoeiro, ou um pragmático Salazar.

Cuidado com o que se deseja, por vezes os desejos concretizam-se.

[Aqui entre nós, o Francisco Louçã dava um belo Salazar com o seu discurso teológico de fascista vermelho]...

 

O tempo mudou...

«Está na hora de partir ou de chegar?»

De partir. A Europa, Portugal incluído, já não tem remédio. Está na hora de votar com os pés!

 

O aquecimento global...

... é tão grave que os cerebros dos ecologistas já começaram a derreter ...

Mais aqui, e aqui... (todos os links em inglês)

 

Legislativas 2005

Chamados a escolher entre o monte de merda e o cagalhão, os portugueses escolheram o cagalhão.

Que lhes faça bom proveito.

Friday, February 18, 2005

 

As eleições

Uma coisa boa que a democracia tem, é que mesmo que não se queira votar a favor de nenhum candidato/partido, podemos sempre votar contra alguns candidatos/partidos.

No meu caso, tenho que votar contra a esquerda - uma maioria absoluta do PS pode trazer tentações de governos de 'salvação nacional' com inclusão de ministros comunistas e bloquistas - portanto tenho apenas duas opções: PSD ou PP. Apesar de desagradado com a demagogia barata destes partidos, tenho que reconhecer que não é pior que a mesma demagogia pindérica do PS, que a K7 que o PCP insiste em tocar, e que a demagogia beata e rasteira que o BE espalha à sua passagem.

Quando chegar à cabine de voto, decido. Será provávelmente PSD...

 

Já vem tarde, mas...

Sócrates mostra o seu poder de gestão.

«O jornal «O Independente» volta, esta sexta-feira, a ligar o nome do líder socialista José Sócrates às suspeitas de corrupção no Freeport de Alcochete, uma semana depois de ter noticiado que a Polícia Judiciária (PJ) suspeitava que a alteração da legislação para a construção do Freeport de Alcochete, pelo ministério então liderado por José Sócrates, teve como contrapartida o financiamento de campanhas do PS.»

E ainda nem é primeiro ministro...

 

'Nós' outra vez...

Normalmente não me dou ao trabalho de traduzir entradas noutros blogues que leio. Quem souber inglês sabe. No entanto esta é particularmente boa:

«Estava a ler uma coluna editorial do Washigton Post por Fareed Zakaria, que começava citando Jon Stewart, o cómico, que disse: "Conseguimos! Fizemos a eleição. E agora podemos dizer 'adeus' ao Iraque!".

A menção 'conseguimos' alertou-me. E pensei "O que é isso, nós?".

Será como com a guerra fria, penso eu. George W. Bush e os seus aliados fazem progressos no Médio Oriente, e então, numa amnésia selectiva, os que combateram Bush & Cia. mais encarniçadamente dirão "Nós, nós, nós". Nós liberalizamos o Afganistão, nós liberalizamos o Iraque, blá, blá, blá.

Se tivessemos ido pelas palavras de Jon Stewart e os da sua laia, estas eleições no Iraque nunca teriam acontecido.

"Conseguimos!", realmente.»

 

Os blogues são o futuro!

MSM contra os blogues. Quem vencerá? (via Little Green Footballs, link em ingês)

[Mais...]

Agora no estilo 5ª Dimensão... (link em inglês)

 

Eutanásia, urgente!

O ex-presidente Soares, após morte cerebral definitiva, apela um governo de 'salvação nacional' da esquerda. 'Socialistas' pós-modernos, stalinistas e fascistas vermelhos, todos juntos para salvar o país de si próprio. Ou será da temível direita totalitária?

Esta proposta, apesar de vinda de um cadável politico, poderia fazer algum sentido, desde que o inefável Engº Socrates alcance o seu sonho de dispôr de uma maioria absoluta na Assembleia da República. Caso contrário, qual seria o preço que os nossos queridos totalitários pediriam en troca do seu apoio num projecto de 'salvação nacional'?

Um tal governo de 'salvação' poderia até ter o poder para rever a constituição a seu bel-prazer - apenas são necessários 154 lugares na Assembleia. A pergunta a fazer é quem é que pretende uma constituição revista pelo Partido Comunista e pelo bem-falante e mal-pensante Dr. Louçã...

Por outro lado, sendo um dado adquirido que os projectos mirabolantes da esquerda radical são completamente impraticáveis, dado o estado das finanças públicas, um governo semelhante poderia funcionar como uma vacina anti-esquerda, desde que o país sobreviva a semelhante salada russa.

Será que é esta a herança que Soares quer deixar ao 'seu' Partido Socialista?

Thursday, February 17, 2005

 

A campanha resumida

ANTES DA POSSE

O nosso partido cumpre o que promete
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção
Porque, se há algo certo para nós, é que
A honestidade e a transparência são fundamentais
para alcançar os nossos ideais.
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as nódoas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os caciques e as negociatas.
Não permitiremos de modo nenhum que
se esgotem os recursos económicos do país.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

APÓS A POSSE: LEIA as linhas inteiras DE BAIXO PARA CIMA.

 

O IPE também festejou o protocolo de Kyoto

Surpresas, surpresas... (link em inglês, via Tim Blair).

Wednesday, February 16, 2005

 

O tratado de Kyoto entra em vigor

E até agora já custou mais de 200,000,000€, e continua a subir... Apreciem só o contador, mas nem tudo é mau, as perpectivas do aumento de temperatura até 2050 já desceram uns bilionésimos de grau. Via Tim Blair.

 

Referendo no Irão

Manifesto o meu apoio a esta iniciativa (link em ingês)! Um referendo no Irão com apenas uma pergunta: 'Quer uma República Islâmica?'.

 

Legislar contra a maré

Duas entradas no blog Outside The Beltway ilustram claramente a perfeita desorientação dos politicos e as consequências - ou deveria antes escrever as inconsequências? - resultantes da pretensão de legislar contar a maré - algo que até o rei Canuto já conhecia...

Neste caso trata-se de um novo esquema de protecção de DVD contra cópia, eficaz contra 97% dos métodos/programas de ripping. Com uma lógica impecável, os seus criadores argumentam que com a adopção da sua criação por parte da industria, 97% das cópias seriam eliminadas... A lógica é impecável, mas não é assim que as pessoas reagem. Obviamente, quem copia DVDs passaria a utilizar um dos 3% dos programas/rippers que conseguem ultrapassar a dita protecção.

No caso dos politicos da praça, podemos apresentar 'soluções' propostas dentro das mesmas linhas... Existe evasão fiscal? Aumentam-se os impostos! Como é que esses demagogos de aviário pensam que ninguém se apercebe das suas contradições, omissões e mentiras descaradas? E dou de barato o benefício de que as nossas luminárias se apercebem... Será que no seu intimo estão convencidos que somos todos uns imbecis?

Tuesday, February 15, 2005

 

A campanha em português

Ao passar os olhos por qualquer um dos jornais publicados fico com a impressão que o resultado das eleições do próximo dia 20 está já decidido. Os jornalistas sentiram o cheiro a sangue no discurso de 'governo vigiado' de Sampaio, aproveitaram a falta de consenso dentro do PSD relativamente à liderança de Pedro Santana Lopes, juntaram uma generosa dose de demagogia politicamente correcta à Francisco Louçã e por aqui me sigo.

Tiro e queda. Este governo nem seis meses durou. Enquanto isso, fabricavam um lider 'responsável', 'combativo' e 'inteligente' para vencer, primeiro o combate de galos pelo poleiro do PS, mais tarde as eleições legislativas. A amável nulidade do engenheiro Socrates foi vendida como simpatia, a sua cega obstinação como decisão, a sua obvia falta de ideias originais como prova de competência.

Sampaio, demonstrando a sua solidariedade politica, ao ver-se livre de um lider invendável aos portugueses - Ferro Rodrigues, uma carta queimada nas chamas do processo Casa Pia - lembrou-se uma bela manhã que as condições para que o país fosse novamente governado pelo seu partido já estavam reunidas. Existia apenas aquela incómoda maioria parlamentar que suportava o governo. Ora,mas o que é isso entre amigos de esquerda? A assembleia dissolve-se, as eleições convocam-se, assim o resultado seja o desejado...

E assim vogamos, rumo a um novo governo do PS. Deixo apenas dois cenários possíveis: um para o futuro próximo, outro para o médio prazo.

Para a próxima semana: vamos supor que o PSD de Pedro Santana Lopes vence apesar de tudo as eleições. Afinal, em Novembro passado, Kerry também já tinha a corrida no papo. No último Março, Aznar era o vencedor antecipado. As surpresas acontecem, e os media enganam-se ainda mais nas suas previsões do que os metereologistas. Posso apenas imaginar o ambiente na cerimónia de tomada de posse de um novo governo. Ou seria que Sampaio dissolveria novamente a assembleia, alegando que os portugueses não tinham percebido a sua posição?

Para o ano que vem: Socrates é primeiro ministro, suportado por uma impante maioria absoluta na assembleia. Infelizmente as eleições presidenciais não correram assim tão bem, e, sei lá, Cavaco é eleito presidente. Simultâneamente, na frente económica as coisas também não correm assim muito bem: o desemprego continua a aumentar, o 'choque tecnológico' não funcionou - os mortos não reagem nem a choques - e, quem sabe, chega um puxão de orelhas da União Europeia por causa do deficit de 2005. Entretanto, já Pedro Santana Lopes abandonou a liderança do PSD. Após (mais) uma crisesita, por exemplo, António Vitorino decide que já que não é comandante não tem que ir ao fundo com o navio e demite-se, como antes do geverno de Guterres, Cavaco não tem outra 'solução' senão dissolver a assembleia (eh, eh, eh). O cenário ainda é mais engraçado se o presidente da República fôr... Santana Lopes!

 

Quando aqui?

Torna-se interessante estabelecer uma comparação entre a alegre irresponsabilidade e impunidade dos media aqui, no nosso jardim à beira mar plantado, e o que se passa nos Estados Unidos. Na corrida para a eleição de Novembro,Dan Rather, demasiado habituado à impunidade dos media, escorregou na sua própria casca de banana, ao aceitar fontes apenas porque estas concordavam com os seus preconceitos politicos. Azar. Não só Bush foi reconduzido apesar do seu trabalhinho no 60 Minutes II, como foi obrigado a antecipar a sua reforma.

Pelo menos, temos a vantagem de poder soltar uma boa gargalhada sempre que a SIC Notícias publicita o 'rigor' e 'profissionalismo' antes da transmissão das suas cópias enlatadas do 60 Minutes, da CBS.

Aparentemente, o exemplo dado aos media com o Rathergate - a designação que foi dada pela blogosfera à triste figura protagonizada por Dan Rather, ao tentar refutar o obvio - perdeu-se... Três meses depois, outra figura grada dos media, Eason Jordan, director executivo na CNN, num momento de distração, durante o último Forum de Davos, levantou uma acusação infundada contra as forças armadas Norte-Americanas. E digo num momento de distração, porque aparentemente a mesma acusação tinha já sido feita anteriormente num encontro de jornalistas aqui em Portugal. Como a dita acusação - de que as forças armadas Norte-Americanas alvejavam jornalistas propositadamente - é perfeitamente conforme com a cartilha politicamente correcta do jornalismo em geral, passou alegremente em claro.

Infelizmente para Eason Jordan, em Davos não estavam apenas presentes camaradas, amigos e companheiros. Assim, de algum modo, esta notícia transpirou. E enquanto os nossos media nos entretinham com as campanhas humanitárias demagógicas, protagonizadas em Davos por Sharon Stone ao reunir um milhão de dolares para a Tanzânia (já dá para uns três ou quatro Mercedes blindados), a blogosfera conservadora Americana entreteu-se a pedir a cabeça de Jordan. Tal como com o Rathergate, os media clássicos resistiram tanto quanto puderam contra esta campanha, mas no final viram-se arrastados. Jordan demitiu-se.

Também aqui em Portugal necessitamos de mais bloggers. Os media estão nas mãos dos esquerdistas politicamente correctos há demasiado tempo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?